Grade curricular do doutorado acadêmico
CRÉDITOS EM DISCIPLINAS E/OU VALIDAÇÃO DE CRÉDITOS – 32 créditos
O/A doutorando/a deverá integralizar um mínimo de 32 créditos em disciplinas/atividades acadêmicas, podendo, para isto, cursar as disciplinas ofertadas pela POET ou outros PPGs, desde que devidamente autorizado pelo orientador, e por meio da validação de créditos de disciplinas cursadas no mestrado.
Os doutorandos que tiverem cursado o mestrado em Estudos da Tradução na POET terão os créditos em disciplinas aproveitados de forma automática pela secretaria do Programa. No caso de doutorandos oriundos de outros programas, o/a interessado/a deverá enviar requerimento à secretaria solicitando o aproveitamento de créditos, que será apreciado por Comissão destinada a esta finalidade.
Não serão computados na validação de créditos as atividades acadêmicas obrigatórias ou optativas (estágio de docência, produção técnica etc.)
ATIVIDADES ACADÊMICAS OBRIGATÓRIAS – 28 créditos
As atividades acadêmicas obrigatórias são:
a) produção bibliográfica – 04 créditos;
b) proficiência leitora em língua inglesa e outra língua estrangeira – 02 créditos;
c) estágio de docência II e III – 08 créditos;
d) exame de qualificação – 02 créditos;
e) tese – 12 créditos.
a) Produção bibliográfica – 04 créditos ;
O/A doutorando/a deverá, ao longo do curso, realizar uma publicação de produto bibliográfico (clique aqui para mais informações). O discente somente poderá se matricular em Tese após o cumprimento deste requisito.
b) Proficiência leitora em língua inglesa e outra língua estrangeira – 02 créditos;
A comprovação da proficiência leitora em língua inglesa e em língua estrangeira é realizada durante o processo seletivo para o doutorado acadêmico. Todos os aprovados no processo seletivo já entram no programa com as proficiências integralizadas.
c) Estágio de Docência II e III – 08 créditos;
O estágio de docência tem como objetivo principal contribuir para a elevação da formação acadêmica dos doutorandos da Pós-graduação em Estudos da Tradução, mediante a participação e a colaboração efetivas em ações direcionadas, dentre outras, à graduação, especialmente em atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem.
Portaria que regulamenta o Estágio de Docência da POET em nível de doutorado – em breve
d) Exame de qualificação – 02 créditos;
Conforme o Art. 40 do Regimento Interno da POET:
O candidato ao grau de Doutor deverá submeter-se a Exame de Qualificação. O texto do Exame de Qualificação, excluindo título, resumo, palavras-chave, sumário e bibliografia, deve contar com pelo menos 40.000 palavras (30.000 palavras para pesquisas que envolverem a submissão ao Comitê de Ética), estruturado em capítulos, de acordo com o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC vigente. O texto deve ser a elaboração de uma parte da Tese, que, após encaminhamento favorável do orientador, será submetido à Banca Examinadora de Qualificação durante o quarto semestre letivo.
e) Tese – 12 créditos;
Conforme o capítulo VI do Regimento Interno da POET:
Art. 38º A tese deverá demonstrar domínio atualizado do tema escolhido, capacidade de pesquisa e aptidão em apresentá-lo metodologicamente.
Art. 39º As teses podem ser redigidas e/ou defendidas em língua estrangeira, conforme a disponibilidade de orientadores e bancas de avaliação qualificadas.
Art. 42º A Defesa da Tese será pública, realizada em local, dia e hora aprovados pela Coordenação da POET, divulgada, sempre que possível, com pelo menos sete (07) dias de antecedência.