Rafael Ferreira da Silva
Titulação: Doutorado em Letras Neolatinas – UFRJ – 2008
Categoria: Permanente
Linha de pesquisa:
1. Teoria, crítica e história da tradução
2. Tradução, ensino/aquisição de língua estrangeira e novas mídias
Lattes (link de acesso) | E-mail: rafarjbr@gmail.com
Projetos de Pesquisa
O docente em questão aceitará, preferencialmente, a orientação de projetos de mestrado e doutorado que se enquadrem dentro do(s) seguinte(s) projeto(s) de pesquisa em andamento na Pós-graduação em Estudos da Tradução:
- Ensino de italiano língua estrangeira mediado por tecnologias da informação e da comunicação – Ao longo da História, o processo de ensino/aprendizagem de idiomas sofreu alterações não só quanto aos motivos pelos quais se aprende, mas também quanto ao modo como se aprende, quanto a elementos relacionados às Ciências da Linguagem e da Comunicação, às Ciências Psicológicas, às Ciências da Cultura e da Sociedade e às Ciências da Educação e da Formação. Tal processo mediado por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vem se tornando cada vez mais popular. Esta pesquisa inédita na área da italianística propõe-se a explorar ambientes de cursos de Italiano Língua Estrangeira online, analisar abordagens, métodos e metodologias, e traçar uma avaliação das propostas individuais, com base em Ciliberti, Balboni, Torresan, Rivoltella, entre outros.
- Os desafios da tradução da obra de Andrea Camilleri – O presente projeto de pesquisa tem a intenção de analisar a tradução para o português brasileiro da obra de Andrea Camilleri, sobretudo O Ladrão de Merendas. Pretende-se verificar as estratégias de tradução de variação linguística, identificar o uso de dialetos/idioletos em Il Ladro di Merendine, discutir questões culturais identitárias sicilianas e comparar a tradução para outras línguas como inglês (americano e britânico), francês, espanhol e catalão, confrontando com as categorias propostas pelos pesquisadores da Universidade degli Studi di Cagliari e as categorias utilizadas por diferentes teóricos. Nossa fundamentação teórica será em Berman (1995), Bourdieu (1998), Eco (2003), Mittmann (2003), Preti (2003), entre outras leituras que se fizerem necessárias.
Grupos de Pesquisa
- GP-CNPq, Camilleriamoci!, que integra 4 pesquisadores e 16 discentes.
- GP-CNPq DIGIT@LE, que conta com 5 pesquisadores e 1 discente.