Aluno Especial POET – 2018.2

Data de publicação: 23 de julho de 2018. Categoria: Notícias, Processos seletivos, Seleção de Alunos Especiais

Encontram-se abertas as inscrições para aluno especial POET 2018.2. As vagas são voltadas exclusivamente para alunos de graduação da UFC (com vínculo ativo) e alunos de pós-graduação stricto sensu de outras instituições. Os interessados deverão enviar e-mail para poet@ufc.br com o assunto “Inscrição aluno especial POET 2018.2” e os seguintes documentos em PDF:

• Documento oficial com foto;
  • Currículo Lattes atualizado;
  • Declaração de vínculo com a instituição (atestado de matrícula ou declaração que comprove ser aluno ativo da UFC ou pós-graduando stricto sensu ativo de outras instituições);
  • Requerimento para aluno especial (disponível aqui)

O período de inscrições vai do dia 23 de julho a 04 de agosto e os resultados serão divulgados na página da POET no dia 06 de agosto. Os candidatos aprovados serão classificados de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento das vagas disponíveis.

Para mais informações, falar com Kelvis no 3366-7912 ou através do e-mail poet@ufc.br

Abaixo seguem as disciplinas ofertadas e a quantidade de vagas disponível. O candidato aprovado poderá cursar até 8 créditos em disciplinas na POET.

HGP9007 Prática da Tradução II (2 créditos)

Docente: Rafael Ferreira da Silva

Horário: SEX 08h-12h

Sobre a disciplina: Seminário prático que consiste na tradução de textos literários, com reflexões críticas permitindo que cada participante desenvolva e aprofunde conhecimentos práticos e teóricos na área; leitura e discussão de textos das principais correntes teóricas da tradução; realização de análises de traduções.

Número de vagas: 10

HGP9011 Leituras Dirigidas (2 créditos)

Docente: Luana Ferreira de Freitas

Horário: QUA 14h-18h

Sobre a disciplina: Orientação de leituras para elaboração da dissertação; aquisição de um método de análise; quadro teórico; pesquisa bibliográfica. Os textos da disciplina versarão sobre Estudos Literários da Tradução. A disciplina terá como ponto de partida as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos bem como considerará, aos possíveis alunos especiais, a possibilidade de leituras para desenvolvimento de projeto de pesquisa desde que aborde a relação entre Estudos da Tradução e Literatura.

Número de vagas: 05

HGP9014 Tópicos Especiais (4 créditos)

Docente: Walter Carlos Costa

Horário: SEG 14h-18h

Sobre a disciplina: História e historiografia da tradução literária e sua relação com os sistemas culturais e literários em diferentes níveis: regional, nacional e transnacional, envolvendo diferentes línguas e culturas. História das teorias da tradução, história da recepção de autores e correntes, história dos tradutores. Interface com literatura comparada, estudos da recepção, historiografia literária, estudos clássicos, teoria e crítica literária, literatura mundial, estudos retóricos, estudos da adaptação, história da leitura, história das bibliotecas, história do livro, história da imprensa, antropologia, estudos de mídia.

Número de vagas: 05

HGP9012 Estudos de Corpora e Tradução (4 créditos)

Docente: Diana Costa Fortier Silva

Horário: QUI 08h-12h

Sobre a disciplina: Panorama teórico e metodológico sobre os Estudos da Tradução em Corpora (ETC); prática da compilação de corpora eletrônicos; suporte na geração e análise de dados para pesquisas empíricas dentro dos Estudos da Tradução.

Número de vagas: 10

HGP9019 Tradução e Cognição (4 créditos)

Docente: Pâmela Freitas Pereira Toassi

Horário: SEX 14h-18h

Sobre a disciplina: Estudo dos processos cognitivos envolvidos na tradução. Escrutínio de questões sobre a aquisição da competência em tradução, comportamento do tradutor durante a tradução e as respectivas metodologias para investigar essas questões, tais como: protocolos verbais e rastreamento ocular.