Encontro TILSJUR 06: Região Nordeste em cena

Data de publicação: 29 de setembro de 2020. Categoria: Bate-papo, Eventos, Notícias

O Encontro TILSJUR on-line 06 teve como temática: Região Nordeste – Perspectivas e experiências na tradução e na interpretação de línguas de sinais na esfera jurídica. Este evento está incluído no conjunto de debates promovidos pelo TILSJUR durante a quarentena decorrente da COVID-19. Este encontro proporcionou um debate entre participantes da Região Nordeste, especialmente, dos estados de Pernambuco e Ceará. Discutir as principais demandas enfrentadas por operadores do direito ou do âmbito prisional, tradutores e intérpretes de línguas de sinais e pessoas surdas é fundamental na garantia e na efetivação dos direitos linguísticos. O objetivo foi promover visibilidade para temáticas pouco investigadas na tradução e interpretação de línguas de sinais, dentre elas: as demandas de formação continuada para agentes penitenciários, os desafios enfrentados pelas comunidades surdas no acesso à área jurídica e os desafios de tradução e de interpretação enfrentados pelos profissionais intérpretes. Além disso, este encontro reuniu a presença de diferentes instituições, tais como: Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina, Central de intérpretes de Fortaleza, inspetor da Polícia Civil do Estado do Ceará, dentre outras.