II Seminário do Prefalc I3: Intercompreensão, Interdisciplinaridade e Interação

Organização: Henrique Beltrão, com apoio da Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET), Letras (PPGLetras) e Educação (PPGE).

Tem início neste sábado (27 de agosto) e segue até o sábado seguinte (3 de setembro) o II Seminário do Prefalc I3: Intercompreensão, Interdisciplinaridade e Interação. O evento, que ocorre em diversos ambientes da Universidade Federal do Ceará, é uma realização do Sem Fronteiras: Plural pela Paz, projeto de extensão e programa da Rádio Universitária FM, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e dos programas de pós-graduação em Estudos da Tradução (POET), Letras (PPGLetras) e Educação (PPGE).

De acordo com o coordenador do seminário na UFC, Prof. Henrique Beltrão, do Departamento de Letras Estrangeiras, a proposta é refletir sobre práticas transversais, híbridas (presenciais e a distância) e interculturais que busquem conectar as universidades envolvidas, a sociedade e o mundo profissional.

O evento contou com a participação dos professores Mariana Frontini e Jean-Paul Giusti, ambos da Université Lumière Lyon 2 (França), que participaram de atividades de extensão, pesquisa e formação na Pós-Graduação em Educação (especialmente na disciplina Histórias de Vida em Formação e Praxiologia: a formação de um habitus docente), no Curso de Letras, na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) e no programa Sem Fronteiras: Plural pela Paz (nos dias 27 de agosto e 3 de setembro, às 14h, na Rádio Universitária FM 107,9 MHz).

Sobre o PREFALC I3: O Programa Regional França, América Latina, Caribe (Prefalc) é um dispositivo do governo francês que envolve o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Ensino Superior e Pesquisa e a Fundação Casa das Ciências do Homem. Seleciona propostas como as do Prefalc I3, nas quais investe com a meta de favorecer parcerias entre universidades das regiões citadas e com os seguintes objetivos: contribuir, através de intercâmbio e mobilidade, para o desenvolvimento da formação e pela pesquisa prioritariamente em nível de mestrado nos países da América Latina e Caribe; apoiar a mobilidade de professores-pesquisadores e os acordos de cooperação e contribuir para fomentar ou reforçar a cooperação entre instituições de ensino superior dessas regiões.