II COLÓQUIO DE PESQUISAS EM SEMIÓTICA VISUAL E MULTIMODALIDADE: Diálogos em Multimodalidade e Materiais Didáticos

Data de publicação: 16 de julho de 2021. Categoria: Eventos, Notícias

Considerando o caráter cada vez mais multimodal da comunicação na sociedade contemporânea (KRESS, 1996) e que a multimodalidade é elemento constitutivo dos diferentes tipos de textos, das práticas sociais e de eventos comunicativos, consoante Kress e van Leeuwen (2006, 2021), percebemos que a multimodalidade se faz presente também nos materiais didáticos de qualquer disciplina nos contextos educacionais, não importa o nível de ensino. O que significa dizer que ?imagens, palavras, sons, gestos, movimentos têm estado cada vez mais integrados para compor o todo de um texto, em que cada um dos modos e recursos semióticos traz significados potenciais e contribui para a construção dos sentidos dos textos, ?sejam esses veiculados em meio impresso ou digital, como também esses textos multimodais compõem as atividades para alcançar os objetivos de ensino. Nesta perspectiva, e com o intuito de dar visibilidade nacional para as pesquisas em Linguística Aplicada, convidamos professores e pesquisadores para divulgarem suas pesquisas, concluídas e/ou em andamento, sobre multimodalidade em materiais didáticos, no II Colóquio de Pesquisas em Semiótica Visual e Multimodalidade (CPSVM): Diálogos em Multimodalidade e Materiais Didáticos, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- UECE e com apoio da UFPI, UFC, UFPb e UERN, a se realizar nos dias 7 e 9 de setembro de 2021, na modalidade online.

O II Colóquio tem como objetivo reunir trabalhos com foco na análise da multimodalidade em materiais didáticos e/ou experiências de ensino com textos multimodais, no âmbito escolar ou acadêmico, em língua materna e estrangeira, e que tragam contribuições novas para as áreas da semiótica visual e multimodalidade. Os trabalhos devem ser fundamentados nos estudos da multimodalidade, dos multiletramentos e da semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021; KRESS; BEZEMER, 2015, 2016; CALLOW, 2008, 2013; THE NEW LONDON GROUP, 2000, ROJO; BARBOSA, 2015). As pesquisas podem ainda discutir sobre materiais didáticos e práticas de ensino que envolvam textos midiáticos e outros, como também a relação entre linguagem verbal e não verbal.

Para informações sobre inscrições, clique aqui.