Palestra Estudos de marcadores culturais na tradução e elaboração de um dicionário online bilíngue

Data de publicação: 19 de setembro de 2019. Categoria: Eventos, Notícias, Palestras

A POET realizou, no dia 24 de setembro, a partir das 14h, a palestra “Estudo de marcadores culturais na tradução e elaboração de um dicionário online bilíngue”, que foi ministrada pelo professor Patrício Nunes Barreiros, da UEFS.  A fala ocorreu na sala 07 do Bloco de Letras noturno da UFC.

Patrício Nunes Barreiros é professor titular do Departamento de Letras e Artes, da Universidade Estadual de Feira de Santana e doutor em Letras e Linguística pela UFBA. Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP e participou de missão científica na Universidad de Alcalá de Henares-Espanha, na área de lexicografia. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UEFS e desenvolve pesquisas na área de letras com foco em Crítica Textual e suas interfaces com as Humanidades Digitais, Estudos do Léxico e Tradução de Marcadores Culturais.

Sobre a palestra:
O objetivo é apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa Estudo de Marcadores Culturais em obras literárias brasileiras traduzidas para a Língua Espanhola: banco de dados e construção de um dicionário online bilíngue, desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana. Nos concentraremos na metodologia da pesquisa, especialmente na elaboração do corpus e do protótipo do dicionário online bilíngue.

Data:  24 de setembro a partir das 14h

Local: Sala 07 do da da Universidade, 2683. Centro de Humanidades, Área 1. CEP 60020-180 Benfica, Fortaleza, CE