NordEsTrad – Nordeste em Tradução – Tradução Literária e Formação de tradutores/as

Data de publicação: 2 de agosto de 2021. Categoria: Eventos, Seminários
A tradução aparece de várias formas e em várias abordagens nas nossas universidades. Certamente, as pequenas ilhas de pesquisa em tradução no nordeste do Brasil formam um verdadeiro e rico arquipélago. Na tentativa de conhecermos melhor os trabalhos de colegas que falam de tradução na região e sobre ela, este seminário virtual traz algumas pesquisas e reflexões com a finalidade de divulgá-las  e estabelecer um diálogo entre as nossas ilhas.
O evento acontece em forma de rodas de conversa e lives mediadas por professor/as do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, junto a uma cineasta, um tradutor e professores/as e pesquisadores/as de diversas universidades nordestinas. O evento será levado ao ar às quartas e sextas-feiras ao longo do mês de agosto de 2021 e está organizado nas seguintes temáticas: tradução literária, tradução intersemiótica, formação de tradutores/as, história da tradução, tradução audiovisual e tradução no Atlântico Negro. Esperamos que os recortes aqui apresentados representem algumas das inúmeras possibilidades de abordagem da tradução no e sobre o Nordeste brasileiro.
Certificados: A emissão de certificados ocorrerá mediante inscrição no link que será disponibilizado no mesmo horário da Live.
04.08 Tradução Literária
Roda de conversa com: Ana Maria César Pompeu (UFC), Marta Pragana (UFPB) e Mathieu Dosse (tradutor)
Mediadora: Ana Maria Bicalho (UFBA)
06.08 Formação de tradutores/as