Solidariedade, Nucleação e Visibilidade
Indicadores de Solidariedade e Nucleação
Nos dois anos e meio de funcionamento da POET, nos esforçamos para desenvolver atividades de solidariedade, nucleação e visibilidade.
Em termos de solidariedade, desde o início da POET, demos especial atenção aos colegas do Departamento de Libras da UFC, que necessitam formação. Temos colaborado intensamente com eles e com a Secretaria de Acessibilidade da UFC, para oferecer as melhores condições de participação dos colegas e alunos surdos nas atividades desenvolvidas pela POET, inclusive nos numerosos eventos que temos organizado.
Aproveitamos também nossos laços estreitos com a PGET/UFSC para trazer de lá as experiências de pesquisa em Libras e da inclusão dos intérpretes nas atividades do programa, desde o processo de seleção às atividades de ensino, pesquisa e também eventos, visando a mais ampla integração dos surdos no dia a dia do programa. Por outro lado, dois docentes da POET, o professor Walter Carlos Costa e Luana Ferreira de Freitas, que também integram a PGET/UFSC, desenvolveram, e ainda desenvolvem, atividades de solidariedade com os colegas da UFPA no projeto DINTER, aprovado pela CAPES para o período 2015-2019, e participaram, em julho de 2015, do processo de seleção dos doutorandos, em Bragança, PA. O dois professores mencionados estiveram em missão no campus de Bragança em 2015.2 e um deles esteve em missão nos campi de Belém, Abaetetuba e Bragança em 2016.2.
Em termos de nucleação, a POET apresenta um enorme potencial, já que muitos de nossos discentes já trabalham em instituições de ensino público e privado, como é o caso dos Institutos Federais do Ceará, em escolas estaduais e inclusive no Ensino Superior. Alguns exemplos irão ilustrar melhor esse potencial.
Uma de nossas tituladas, Livya Lea de Oliveira Pereira, foi aprovada no doutorado em Linguística da UFSC, para onde poderá levar o conhecimento adquirido na POET dentro dos Estudos da Tradução. Fernando de Carvalho Parente Júnior, egresso do curso, foi aprovado em Concurso para Professor Efetivo do Magistério Superior (Classe A, com denominação de Assistente-A, Nível 1) para o Curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Ceará e irá atuar diretamente com Ensino e Pesquisa. Além disso temos dois alunos em processo de conclusão que também são professores do curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Ceará, Daniel Almeida de Lima e Marcus Weydson Pinheiro. Outros alunos nossos são professores nos Institutos Federais do Ceará (IFCEs), como por exemplo os egressos, Antônia de Jesus Sales, Emerson Cristian Pereira dos Santos e Paulo Henrique Calixto Moreira, onde poderão formar grupos de pesquisa. Gregorio Magno Viana Oliveira (titulado), Janete Silveira da Silva (titulada) e Jose Helder de Lima Costa são tradutores juramentados e Ananda Badaro de Athayde Prata é Tradutora Oficial da Universidade Federal do Ceara.
Acompanhamento de Egressos
A POET começou a formar seus primeiros mestres em 2016. O acompanhamento com a totalidade dos egressos é feito através de contato por e-mail e nos Encontros com os Egressos, que são encontros com ex-alunos de destaque do programa, convidados a ministrar uma palestra na POET. Da mesma forma, em 2017 teremos, dentro dos Seminários Acadêmicos de Pesquisa, cuja primeira edição aconteceu em 2016, e que será um dos eventos de catálogo do programa, um Painel de Egressos, em que os mesmos poderão dividir a sua experiência com os mestrandos do programa e apontar caminhos e perspectivas.
Iremos desenvolver, para o próximo quadriênio, quando o número de egressos da POET irá aumentar significativamente, a partir da abertura do curso de Doutorado, um Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE), cujos principais objetivos serão:
1) avaliar o desempenho da instituição, através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos. Atualmente, a POET já realiza uma pesquisa com todos os egressos por meio de um questionário anônimo que os mesmos devem responder quando da solicitação do diploma. O objetivo principal desse questionário é o de avaliar, do ponto de vista do aluno, quais são os pontos fortes do programa e quais os que precisam ser aperfeiçoados e melhorados.
2) manter registros atualizados de alunos egressos;
3) estabelecer um relacionamento produtivo entre ex-alunos e alunos do programa que promova a inserção dos atuais mestrandos no mercado de trabalho;
4) promover a realização de atividades extracurriculares (seminários, estágios, participação em projetos de pesquisa ou extensão) que possam promover uma formação continuada para os egressos do programa;
5) oferecer as condições para que os egressos possam apresentar aos pós-graduandos os trabalhos que vêm desenvolvendo, através dos Seminários Acadêmicos de Pesquisa e outras formas de divulgação;
6) dar destaque a egressos que se sobressaem em suas atividades profissionais ou de pesquisa (que tenham produção premiada desenvolvida no programa, por exemplo) por meio do Encontro com os Egressos;
7) divulgar e fomentar permanentemente a inserção dos egressos no mercado de trabalho;
8) identificar junto às empresas, públicas ou privadas (nacionais ou internacionais) oportunidades de inserção e seus critérios de seleção e contratação, dando ênfase às capacitações e habilidades exigidas dos profissionais da área;
9) incentivar a contínua publicação em periódicos especializados, imprensa e redes sociais, fornecendo apoio logístico e acadêmico;
10) incentivar a criação de uma comunidade de egressos.
É preciso ressaltar que a POET já presta auxílio acadêmico a todos os seus egressos, ajudando-os a continuar publicando sua pesquisa, mantendo-os informados sobre bolsas, auxílios e oportunidades de intercâmbio e inserção profissional, sobretudo por meio de nossa página do Facebook e Twitter, que permitem uma atualização mais rápida das informações.
Visibilidade
Todos os professores da POET participam de vários eventos nacionais e internacionais, como se poderá ver nas planilhas do relatório da Sucupira, o que é essencial para promover a visibilidade e a inserção do programa.
A POET tem se esforçado para aumentar sua visibilidade e logrado êxito na tarefa. Assim, procurou logo promover a divulgação do programa em sua homepage bilíngue (português-inglês), https://ppgpoet.ufc.br/, mantendo a página atualizada no que tange às muitas atividades desenvolvidas no âmbito do programa.
Marcamos presença também nas redes sociais, como Facebook (https://www.facebook.com/poet.ufc?ref=aymt_homepage_panel), Twitter e em listas especializadas de linguistas, literatos e tradutores, como a Tradinfo. Dessa maneira, a POET ganhou, em pouco tempo uma grande visibilidade.
Em nosso canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC8f_sRS–pArd7SJIgKF4RQ), disponibilizamos, na íntegra, alguns dos eventos promovidos no programa, transformando-os em acervos audiovisuais de acesso aberto à toda a comunidade. Em todos os pedidos de auxílio solicitamos verba para filmagem e editoração dos vídeos dos eventos do programa.