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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução

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Projeto de pesquisa – Ana Maria César Pompeu



 

Projeto

A Comédia educa Atenas em Nuvens e Vespas de Aristófanes

Linha de pesquisa

Tradução: práxis, historiografia e a circulação da comunicação

Descrição

Este projeto tem como objetivo geral apresentar a comédia de Aristófanes como educadora da Atenas clássica, através da leitura e estudo das peças Nuvens e Vespas e identificar a poética cômica exposta pelo próprio gênero na sua metalinguagem teatral. Em Nuvens e Vespas, a comédia apresenta como se dá sua ação sobre os atenienses, primeiro desenhando as nuvens como a representação da mímesis da comédia, e, em seguida, parodiando um tribunal doméstico, como um jogo de criança, em um processo terapêutico para o tratamento da mania de julgar e condenar dos atenienses, na figura de Filocléon. As deusas que dão nome à peça são exemplos do procedimento da comédia, que imita o que vê de forma a exagerar os defeitos. Elas agem assim com Sócrates e Estrepsíades, fazendo com que eles se percam em seus erros. Mas, no final, elas se mostram como instrumento da justiça de Zeus. Na República, o conceito de mímesis está intimamente ligado à poesia, e é sobretudo por causa da imitação ruim do bem ou da imitação do mal que a poesia é descartada da cidade ideal: no livro III, Sócrates instrui que se deve imitar o mínimo possível e somente os bons; no livro X, em um nível superior de educação, a poesia mimética deve ser descartada por estar por três graus afastada da realidade. A figura de Estrepsíades, em Nuvens, preocupado com suas dívidas que o levariam ao tribunal por uma causa particular, pode se ligar à figura de Filocléon, que tem mania de julgar, mas não renuncia ao pagamento que recebe como juiz. Os dois jovens das duas comédias poderiam facilmente ser comparados por serem cavaleiros, isto é, por sua educação aristocrática. Se em Vespas, pai e filho, embora se oponham com relação a Cléon, podem ser caracterizados como dois lados de um mesmo cidadão, aconteceria o mesmo então com relação a Estrepsíades e Fidípides, em que o conflito educação rural contraposta à educação urbana é mais expressivo ainda.

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