Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução

Área do conteúdo

Aproveitamento de Estudos

De acordo com a Resolução nº 17/CEPE, de 4 de dezembro de 2015 que define as Normas Gerais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Ceará, os créditos obtidos em componentes curriculares de outros cursos de pós-graduação stricto sensu reconhecidos e recomendados pela CAPES, ou realizados no exterior, poderão ser aproveitados desde que observados os critérios e limites estabelecidos no regimento interno de cada programa. Além disso, é mantida a nota do componente curricular cursado em outro programa de pós-graduação stricto sensu, objeto de aproveitamento de estudos. Em caso de conceito, este será transformado em nota da forma definida no regimento interno de cada programa.

Aproveitamento de disciplinas e créditos

Os discentes que cursarem disciplinas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) poderão solicitar o aproveitamento de estudos, que é dividido em aproveitamento de disciplinas e aproveitamento de créditos. Enquanto o aproveitamento de disciplina incorpora, além da carga-horária, a nota e a frequência obtida pelo aluno ao seu histórico, o aproveitamento de créditos apenas incorpora a carga-horária, sem afetar o cálculo do Coeficiente de Rendimento (CR) do aluno. A opção escolhida para o aproveitamento ficará a critério da Coordenação.

Aproveitamento do Estágio de docência

O discente com comprovada atuação no magistério superior poderá solicitar o aproveitamento do estágio de docência.

Como solicitar o Aproveitamento de Estudos e do Estágio de docência

Os seguintes documentos deverão ser enviados por e-mail para a secretaria da POET (poet@ufc.br). Cada pedido será avaliado pela Coordenação, que dará seu parecer.

  1. Requerimento, datado e assinado, especificando o tipo de aproveitamento solicitado;
  2. No caso de Aproveitamento de Estudos: a) documento informando o nome da disciplina, nota obtida e a quantidade de créditos e b) plano de ensino da disciplina cursada;
  3. No caso de Estágio de docência: a) documento informando a disciplina ministrada, a carga-horária, o curso e a instituição de ensino.
Acessar Ir para o topo