Lilian Nascimento (UFPA) passa a compor o corpo docente da POET

Data de publicação: 5 de julho de 2022. Categoria: Corpo docente, Estudos da Tradução, Notícias, Secretaria

Professora Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, da UFPA

A pesquisadora Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, é a mais nova integrante da POET, tendo o seu credenciamento aprovado por unanimidade pelo Colegiado do programa.

A docente passa a integrar a linha de pesquisa “Tradução: práxis, historiografia e a circulação da comunicação”, desenvolvendo o projeto de pesquisa “Literatura Pan-Amazônica traduzida, comentada e anotada (séculos XVI ao XIX).

Atualmente, Lilian Nascimento está em fase de conclusão de seu estágio pós-doutoral na POET, onde desenvolve o projeto “Jornada del río Marañon, de Toribio de Ortiguera: traduzindo a Amazônia do século XVI.

Sobre a pesquisadora
Possui graduação em PEDAGOGIA e em LETRAS PORTUGUÊS / ESPANHOL. Doutorado em ESTUDOS DA TRADUÇÃO – PGET / UFSC. Tem experiência na área de Literatura e Tradução da Pan-Amazônia. Atualmente é docente do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI / UFPA. Coordena o Projeto de Pesquisa LETRA – Laboratório de Estudos da Tradução. Membro dos Grupos de Pesquisa: HISTÓRIA DA TRADUÇÃO (UFSC); ALEA- Laboratório de Associação da Linguística, Educação e Antropologia em Estudos do Contato de Línguas, Dialetos e Grupos Sociais na Europa, África e Américas (UnB); ARQUIPELAGO – Literatura Latino-Americana dos Séculos 20 e 21 (UFSCAR). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução – POET / UFC.