Palestra: Sappho Latine rediviva: intertextualidade e retextualização em poemas de Catulo e Ovídio
Data da publicação: 12 de setembro de 2024 Categoria: Notícias
A POET tem a honra de convidar os membros do corpo docente, discente e comunidade externa para participar da palestra intitulada “Sappho Latine rediviva: intertextualidade e retextualização em poemas de Catulo e Ovídio”.
A fala será ministrada pelo Prof. Dr. Ronald Forero Alvarez, renomado especialista em traduções filosóficas e literárias da Antiguidade Clássica e professor da Universidade de La Sabana (Colômbia). Este evento faz parte das comemorações pelos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFC e é fruto da articulação promovida pelos mestrandos Marly Cruz e Samuel Fernandes.
Data: 26 de Setembro de 2024
Local: Sala Capitu, Bloco de Literatura,1°andar. Universidade Federal do Ceará, Campus do Benfica
Horário: 14h
Mediadora: Ana Maria César Pompeu (POET/PPGLETRAS)
Resumo
Esta conferência examina como a poesia de Safo foi interpretada e adaptada no contexto romano pelos poetas Catulo e Ovídio. Analisa-se como ambos autores latinos não apenas traduziram os versos de Safo, mas também transformaram seu conteúdo, métrica e estilo para ajustá-los às sensibilidades culturais e literárias de Roma. A conferência destaca o processo de intertextualidade pelo qual os poemas de Safo adquiriram novos significados na tradição poética romana. Através da análise da ode LI de Catulo e da Heroida XV de Ovídio, exemplifica-se como esses poetas criaram um diálogo cultural entre Grécia e Roma, garantindo que a obra de Safo continuasse sendo rememorada ao longo dos séculos.
Minibiografia
Ronald Forero-Álvarez é licenciado em Espanhol e Filologia Clássica pela Universidade Nacional da Colômbia e mestre e doutor em Textos da Antiguidade Clássica e sua Sobrevivência pela Universidade de Salamanca. Atualmente, atua como professor associado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de La Sabana (Colômbia), onde ministra disciplinas de grego clássico, latim, história da língua espanhola e fundamentos de línguas bíblicas e de transmissão de textos. Dirige o grupo de pesquisa Nóvitas e é membro da Associação Internacional de Papirologistas. Suas áreas de pesquisa incluem a lírica grega arcaica, a papirologia literária, a recepção da literatura, a resolução de conflitos e a didática das línguas clássicas.