Projetos e grupos de pesquisa – Silvia Helena Benchimol Barros

Grupos de Pesquisa

GRUPO NET: Núcleo de Estudos da Tradução é um grupo de pesquisa que se conecta com outras ações de forma coordenada, com vistas a sensibilizar alunos da graduação e pós-graduação para a importância e abrangência dos Estudos da Tradução. Neste sentido encontra-se em intercomunicação com o projeto de Pesquisa ET-Multi: Estudos da Tradução multifaces e multissemioses (UFPA e POET) e com os Programas de Pós Graduação Estrito Sensu – PPLSA (Programa de Pós Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia – UFPA) e POET (Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução). Em seu escopo está a promoção e participação em eventos, publicações nacionais e internacionais, fomentado a realização e o compartilhamento de pesquisas e trabalhos de conclusão em nível de graduação e mestrado.

GRUPO ELA: Estudos em Linguística Aplicada na Amazônia desenvolve estudos e produções científicas relacionadas ao campo da Linguística no que tange prioritariamente o ensino e línguas vernácula e estrangeira e transita pelas temáticas do Texto, Discurso, Práticas Sociais, Dialogismo, Terminologia e Tradução. No âmbito da Tradução explora a interface entre tradução e ensino e a competência tradutória bilíngue. É um grupo de pesquisa que tem correlação com o projeto de pesquisa ET-Multi.