Seminário de Pesquisa de Doutorado
EMENTA
A disciplina propõe-se a acompanhar o processo de estruturação, aprofundamento e consolidação das teses de doutorado, oferecendo um espaço coletivo de reflexão crítica, interlocução acadêmica e desenvolvimento teórico-metodológico avançado. Organizada em formato de seminários, exige a apresentação e discussão pública dos projetos de pesquisa pelos doutorandos, assim como a participação ativa nos debates oriundos das exposições dos colegas e de convidados externos. Serão abordados aspectos centrais da investigação científica em nível de doutorado, como delimitação e relevância do tema; aprofundamento do referencial teórico e atualização do estado da arte; refinamento da pergunta de pesquisa; definição rigorosa dos objetivos; escolhas metodológicas fundamentadas; articulação crítica entre teoria, método e empiria; e contribuição original e significativa para o campo de conhecimento. O percurso formativo da disciplina será construído em diálogo com as trajetórias acadêmicas dos doutorandos, com os projetos de pesquisa vinculados às linhas do programa e com as exigências do trabalho intelectual no contexto da pós-graduação stricto sensu. A disciplina busca promover o aprimoramento da escrita científica, a consolidação da argumentação acadêmica e o amadurecimento dos projetos de tese, sendo recomendada sua realização antes do exame de qualificação.
Objetivo Geral
Proporcionar aos doutorandos um espaço estruturado de reflexão crítica, discussão qualificada e acompanhamento sistemático dos projetos de pesquisa, com vistas ao aprofundamento teórico-metodológico, à consolidação dos fundamentos da tese e ao fortalecimento das competências em produção e comunicação científica de alto nível.
Objetivos Específicos
1. Analisar criticamente os projetos de pesquisa em fase de desenvolvimento, com ênfase na delimitação do problema, na formulação da pergunta de pesquisa e na coerência dos objetivos.
2. Promover o aprofundamento das escolhas teóricas e metodológicas, a partir do diálogo entre diferentes abordagens e das contribuições emergentes dos debates acadêmicos.
3. Estimular a articulação densa entre referencial teórico, metodologia e corpus empírico, favorecendo a consistência, a originalidade e o potencial contributivo da proposta de tese.
Desenvolver habilidades avançadas de apresentação oral, argumentação acadêmica e escrita científica, com atenção às exigências de rigor, clareza e normatização da produção acadêmica no nível de doutorado.
| BIBLIOGRAFIA | ||
| CAMARGO, Diva Cardoso de. Metodologia de pesquisa em tradução e linguística de corpus. São Paulo: Cultura Acadêmica; São José do Rio Preto, SP: Laboratório Editorial do IBILCE, UNESP, 2007. CHESTERMAN, Andrew; WILLIAMS, Jenny. The map: a beginner’s guide to doing research in translation studies. Manchester: St. Jerome Publishing, 2002. ESTEVES, Lenita R. Atos de tradução: éticas, intervenções, mediações. São Paulo: Humanitas; FAPESP, 2014. FLYNN, Peter. Genre and context in translation research. Aula CETRA. Leuven: University of Leuven, 2013. Disponível em: https://www.arts.kuleuven.be/cetra/papers. Acesso em: 31 jul. 2025. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. PAGANO, Adriana (Org.). Metodologias de pesquisa em tradução. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001. PYM, Anthony. Method in translation history. Manchester: St. Jerome, 1998. REGO, Sergio; PALÁCIOS, Miguel (Org.). Comitês de ética em pesquisa: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012. VASCONCELLOS, Maria Lucia Barbosa; ALVES, Daniel Antonio de Sousa. Metodologias de pesquisa em Estudos da Tradução: uma análise bibliométrica de teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2006 e 2010. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 373–396, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/mjSCF4d5Xs9QmVqSsq7s4NN. Acesso em: 31 jul. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Guia de normalização de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Biblioteca Universitária, Comissão de Normalização, 2022. |
