Áreas Temáticas
01) Tradução audiovisual acessível
Bibliografia:
ARAÚJO, V. L. S.; ALVES, S. F.; MAUCH, C.; NEVES, S. B. Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis. Brasília: Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual, 2016. Disponível em: https://inclusao.enap.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Guia-para-Producoes-Audiovisuais-Acessiveis-com-audiodescricao-das-imagens-1.pdf. Acessado em: 02/06/20.
ARAÚJO, V. L. S.; MONTEIRO, S. M. M.; VIEIRA, P. A. Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): um estudo de recepção com surdos da região Sudeste. TRADTERM, v. 22, 2013, p. 273-292. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/69132 Acessado em 11 de junho de 2020.
ARAÚJO, V. L. S.; ASSIS, Í. A. P. A segmentação linguística na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) de ‘Amor Eterno Amor’: uma análise baseada em corpus. In: NOVODVORSKI, A.; FINATTO, M. J. B. (orgs.) Letras e Letras, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 156-184, jul/dez. 2014.
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QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2004.
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02) Tradução e ensino
O uso das três modalidades da Tradução Audiovisual Acessível (Legendagem, Audiodescrição, Tradução em Libras) no ensino aprendizagem de línguas e das diversas áreas do conhecimento: matemática, música, ciências biológicas, dentre outras. Os projetos desenvolvidos podem englobar metodologias de pesquisa-ação, estudos descritivos por meio da linguística de corpus e estudos experimentais.
Palavras-chave: Pedagogia da tradução, Tradução Audiovisual e ensino, impactos da tradução no ensino.
Bibliografia:
ALBRES, N. A.; NASCIMENTO, M. V. B. Currículo, ensino e didática em questão: dimensões da formação de tradutores/intérpretes de língua de sinais. Caderno de Letras (UFPEL), v. 2, p. 221-243, 2014.
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DAYRELL, Carmen. Corpora no Ensino de Inglês Acadêmico: padrões léxico-gramaticais em abstracts de pós-graduandos brasileiros. In: VIANA, Vander; TAGNIN, Stella. Corpora no Ensino de Línguas Estrangeiras. São Paulo: Hub Editorial, 2010, p. 137 – 171.
DAMINELLI, S. Filmes legendados: um caminho para o ensino da leitura. Revista Litteris, n. 3, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/LinguaPortuguesa/artigos/filmes_legendados.pdf.
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FINATTO, Maria José Bocorny; ZILIO, Leornardo; MIGOTTO, Elisandro José. Artigos de cardiologia em Português e Alemão: contribuições da pesquisa em corpus para o ensino de leitura instrumental. In: VIANA, Vander; TAGNIN, Stella. Corpora no Ensino de Línguas Estrangeiras. São Paulo: Hub Editorial, 2010, p. 205 – 234
GOMES, F. W. B. Filmes legendados e ensino de línguas adicionais: um breve panorama sobre as pesquisas do Brasil. Horizontes em Linguística Aplicada, ano 15, n. 1, 2016. Disponivel em: http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/viewFile/12244/13987
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