Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução

Área do conteúdo

Defesa de dissertação: A ganância de Eustáquio e sua dragonicidade: tradução do romance de C. S. Lewis para o cinema

Data da publicação: 22 de fevereiro de 2024 Categoria: Bancas de Defesa, Defesa de Mestrado, Estudos da Adaptação, Estudos da Tradução, Notícias

A POET convida para a defesa de mestrado de Francisca Elane Costa e Silva, a ser realizada no dia 27/02/2024, a partir das 16h, na plataforma Google Meet.

Discente: Francisca Elane Costa e Silva

Orientador: Rafael Ferreira da Silva

Data: 27/02/2024 às 16h

Link para a sala virtual: clique aqui


 

Título do Trabalho

A ganância de Eustáquio e sua dragonicidade: tradução do romance de C. S. Lewis para o cinema

Resumo

Esta pesquisa descreve a transformação de Eustáquio em dragão, da versão literária para a produção fílmica. Essa personagem compõe o livro A viagem do peregrino da Alvorada (1952), um dos sete livros de As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis e, também, o filme produzido pela Walden Media e pela Fox em 2010, com o mesmo título, do cineasta Michel Apted. O fio condutor deste estudo parte da concepção de Plaza (2013), no que diz respeito ao pensamento como tradução focando na forma com a qual Lewis conduz seu processo de escrita. Para ele, as imagens sempre vêm primeiro (LEWIS, 2018), isso reflete a capacidade imaginativa e criadora – o autor como tradutor de imagens mentais. Assim a análise percorre o caminho de recontar a história partindo dos critérios de retextualização, pois os adaptadores contam histórias a seu próprio modo (HUTCHEON, 2013). Neste estudo comparativo entre as obras, o trecho destacado é sobre as facetas de monstruosidades de Eustáquio, demonstradas em suas características, interesses pessoais, fazendo uma relação com a transformação em dragão. Essa personagem faz alusão ao mito do dragão Fáfnir (LANGER, 2013), que corrompido por um tesouro, transforma-se em dragão para guardá-lo. A ganância de Eustáquio o leva para o mesmo caminho da metamorfose, que não é o caminho de morte, mas de uma jornada.

Palavras-chave

Estudos da Tradução;

Estudos da adaptação;

C. S. Lewis;

Dragão

Banca

Rafael Ferreira da Silva (presidente);

Luciana Nascimento de Almeida (SME – RJ);

Alane Melo da Silva (UFSC).

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo