Cadastro de bancas de qualificação e defesa
Sobre o cadastro de bancas de qualificação e defesa
Com a publicação da Portaria nº 39/PRPPG/UFC, de 01/10/2025 (clique aqui para acessá-la), os trabalhos de conclusão da POET – o que inclui as bancas de qualificação e defesa – passam a ter a obrigatoriedade de submissão à ferramenta de verificação de similaridade, bem como passam a seguir diretrizes para o uso de Inteligência Artificial (IA).
O cadastro de bancas de qualificação e defesa agora deverá ser feito pelo próprio discente no SIGAA (Portal Discente > Ensino > Conclusão), com a obrigatoriedade de anexar os documentos abaixo. A coordenação do Programa passa a atuar apenas na homologação das informações.
- Relatório de verificação de similaridade (Turnitin ou equivalente), assinado pelo orientador (mais informações no tópico abaixo);
- Declaração de uso ou não uso de IA (Anexo I)*;
- Declaração de concordância do orientador com a banca (Anexo II)*.
*Clique aqui para baixar o modelo das declarações
Turnitin
É o sistema escolhido pela UFC como forma de tentar assegurar a integridade das pesquisas acadêmicas, garantindo suporte aos pesquisadores para a manutenção de padrões éticos, com ênfase na promoção da originalidade, da correta citação e da transparência nos trabalhos acadêmicos.
Para ter acesso às credenciais, bem como ao relatório de similaridades do Turnitin, os(as) docentes(as) deverão entrar em contato com a secretaria do programa.
- Tutorial de utilização do sistema – clique aqui
- Dicas para detecção da utilização da IA – clique aqui
O uso de IA é permitido apenas como suporte auxiliar, devendo ser declarado. É vedado utilizá-la para gerar conteúdo original, redigir partes substantivas do trabalho ou manipular dados e referências.
Fonte: https://ppgpoet.ufc.br/pt/prppg-ufc-publica-nova-portaria-sobre-uso-de-ia-e-verificacao-de-similaridade-na-pos-graduacao/
