Convite para defesa: Tarefas de tradução e processos cognitivos: uma análise sob a perspectiva das funções da hipótese da produção
Data da publicação: 22 de maio de 2025 Categoria: Bancas de Defesa, Cognição, Defesa de Mestrado, Estudos da Tradução, Notícias, Tradução e ensino
A POET tem o prazer de convidar todas as pessoas interessadas para a banca de defesa de Alan Júnior Ferreira de Abreu, a ser realizada na segunda, dia 26 de maio, a partir das 9h30. Os detalhes sobre a banca seguem abaixo.
DISCENTE: ALAN JÚNIOR FERREIRA DE ABREU
DATA: 26/05/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual do Google Meet (https://meet.google.com/mdm-ffmz-vuh)
TÍTULO
Tarefas de tradução e processos cognitivos: uma análise sob a perspectiva das funções da hipótese da produção
PALAVRAS-CHAVE
Estudos da Tradução. Ensino. Cognição. Hipótese da Produção.
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo investigar os processos cognitivos engatilhados durante uma tarefa de tradução de um texto oral pelo viés da Hipótese da Produção (Swain, 1985). Em outras palavras, investigamos se ao realizar uma tarefa de tradução, os alunos engajam-se nos processos cognitivos descritos nas funções da Hipótese da Produção: percepção de lacunas, formulação de hipóteses e reflexão metalinguística. Sendo assim, o presente estudo visa escrutinar o seguinte questionamento: se traduzir é produzir língua, ao realizar uma tarefa de tradução em L2, os estudantes embarcarão nos processos cognitivos descritos na hipótese de Swain (1995)? Para tal, propusemos em nossa metodologia a condução de uma tarefa de tradução com aparticipação de oito estudantes da primeira a terceira série do ensino médio. Os participantes realizaram em duplas a tradução de um comercial gravado em áudio e posteriormente transcrito para a geração e análise qualitativa de dados. Em nossa análise, buscamos investigar os processos cognitivos engatilhados durante a realização da tarefa tradutória em L2. Os resultados revelaram o surgimento de percepção de lacunas, testagem de hipóteses e reflexão metalinguística. A análise qualitativa dos dados revelou ainda que as funções da Hipótese da Produção previstas por Swain (1995) surgem de forma justaposta, sem seguir uma ordem específica, comprovando que com a tarefa as funções descritas na hipótese emergiram. Em geral, os resultados corroboram pesquisas prévias de Lucindo (2006), Balboni (2007), Elis (2003;2020), Pym (2010), Silva (2020), Guará-Tavares e Sales (2025) entre outros, reforçando a tradução como uma ferramenta pedagógica benéfica à aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA
Orientadora e presidenta- MARIA DA GLORIA GUARA TAVARES
Examinadora Interna – DIANA COSTA FORTIER SILVA
Examinadora Externa à Instituição – RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ DELY – UFSC