Doutorando da POET é contemplado com bolsa Fulbright para doutorado sanduíche nos Estados Unidos
Data da publicação: 10 de março de 2026 Categoria: Estudos da Tradução, Internacionalização, Notícias
O doutorando José Rildo Reis da Silva foi contemplado com uma bolsa do Doctoral Dissertation Research Award (DDRA), concedida pela Comissão Fulbright, uma das iniciativas mais prestigiadas de fomento à pesquisa e ao intercâmbio acadêmico internacional.
A bolsa permitirá ao pesquisador desenvolver parte de sua tese de doutorado na Oklahoma State University (OSU), nos Estados Unidos, entre agosto de 2026 e maio de 2027. Durante o período de mobilidade acadêmica, o doutorando estará vinculado à School of Educational Foundations, Leadership and Aviation, no âmbito do programa de Ph.D. em Learning, Design and Technology, sob supervisão da professora Dra. Penny Thompson, especialista em tecnologias de aprendizagem.
A seleção para o programa Fulbright é reconhecida por seu alto nível de exigência e competitividade internacional. O processo avaliativo inclui diversas etapas, como análise de mérito acadêmico e da documentação do candidato, avaliação cega do projeto por especialistas (peer review), comprovação de proficiência em língua inglesa por meio de exames internacionais, entrevista com banca avaliadora e, por fim, aprovação pelo J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB), em Washington, D.C.
Além de promover o intercâmbio acadêmico de alto nível, o programa busca fortalecer a cooperação científica internacional e o entendimento mútuo entre os Estados Unidos e os países participantes. Entre os benefícios concedidos aos bolsistas estão bolsa mensal de manutenção, passagens aéreas internacionais, auxílio instalação, seguro saúde e acesso à rede global de ex-bolsistas Fulbright.
Pesquisa
A pesquisa desenvolvida pelo doutorando investiga o impacto da Audiodescrição Didática (ADD) como ferramenta de mediação intersemiótica no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. O estudo utiliza a plataforma gamificada ¡ADescubrir!, um jogo sério narrativo centrado na audiodescrição de obras de arte.
A proposta busca avaliar aspectos como aquisição de vocabulário, desenvolvimento da compreensão auditiva e níveis de motivação dos estudantes ao assumirem o papel de audiodescritores para uma personagem com deficiência visual. A investigação adota uma abordagem mista (quanti-qualitativa), fundamentada na metodologia de Design-Based Research (DBR).
O estudo envolve 180 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e utiliza diferentes instrumentos de coleta de dados, como pré e pós-testes (imediatos e tardios), registros de uso do jogo (telemetria), além da aplicação de escalas padronizadas de usabilidade e motivação.
Durante o estágio na Oklahoma State University, o pesquisador realizará a análise dos dados da aplicação piloto do jogo e conduzirá o processo de redesenho da plataforma, etapa prevista nos ciclos metodológicos da Design-Based Research. A supervisão da Dra. Penny Thompson e a inserção no ecossistema de inovação da universidade norte-americana contribuirão para o refinamento teórico e tecnológico do projeto.
Além de fortalecer a pesquisa em desenvolvimento, a experiência internacional deverá contribuir para a consolidação da Audiodescrição Didática como estratégia de ensino de línguas e para o desenvolvimento de um produto educacional tecnologicamente otimizado e socialmente relevante para o contexto da educação pública brasileira.
O período de nove meses em Stillwater também deverá fortalecer os laços de cooperação científica entre a Universidade Federal do Ceará e a Oklahoma State University.
