Defesa de Irislene e Silva Coutinho – Uma análise da tradução das expressões idiomáticas em IN-PT

Data de publicação: 17 de fevereiro de 2023. Categoria: Bancas de Defesa, Defesa de Mestrado, Estudos da Tradução, Notícias

A POET convida para a defesa de dissertação de Irislene e Silva Coutinho, a ser realizada no dia 24/02/2023, às 14h00, em sala virtual do Google Meet.

Abaixo, seguem mais informações sobre a banca e o link de acesso para a sala remota.

Link de acesso para a defesa: clique aqui

Título do Trabalho

Uma análise da tradução das expressões idiomáticas em IN-PT

As Expressões Idiomáticas, segundo Carrol (2016), são palavras ou grupos de palavras que possuem um significado particular, assim sendo, não apresentam um significado, muitas vezes coerente, quando analisadas de forma separada. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto dos fatores tradução literal versus não literal e familiaridade na análise da tradução de Expressões Idiomáticas em inglês para o português. Este objetivo se dividiu em dois objetivos específicos: 1) Analisar o impacto dos dois grupos de expressões idiomáticas, literais e não-literais na análise da tradução IN-PT; 2) Investigar o efeito da familiaridade na análise da tradução das expressões idiomáticas do inglês para o português. Explicitamos estudos de Beck e Weber (2016), Siyanova-Chanturia et al. (2011), Carrol e Conklin (2014), Zhu e Minda (2021), e entre outros, como aporte teórico de experimentos já aplicados que envolviam Expressões Idiomáticas em inglês combinados com outros idiomas, tais como, Chines/Mandarin, Alemão, e que tratavam de pesquisas que envolvem o processamento cognitivo e tradução das expressões. Foi aplicado um experimento que possuía um treinamento, uma tarefa de análise de tradução e um pós- teste, com 20 participantes, que envolviam alunos do primeiro semestre de Letras Inglês da Universidade Federal do Ceará – UFC, também houveram participações dos alunos da pós graduação em Estudos da Tradução- POET, e que, também, fazem parte do Laboratório de Fonética e Multilinguismo –LabFom, pertencente, também, a UFC. A tarefa de análise de tradução foi aplicada de forma online (através do software Psytoolkit (STOET, 2010, 2017)), e presencial no LabFoM. O corpus foi constituído por 60 expressões e divido por condições, sendo DISTORI, expressões originais, que a sua tradução era alcançada através da tradução literal, a DISTALT, expressões com a palavra final alterada, a condição EXPRORI expressão original que possuía uma tradução não literal e EXPRALT expressão com a última palavra alterada por outra. A tarefa de análise de tradução consistia em 60 expressões idiomáticas, que foram apresentadas em ordem aleatória, na qual os participantes tiveram 20s para fazer analisar a tradução e julgar se estava certa ou errada. Para a análise estatística dos dados, foi utilizado o software RStudio. Os resultados alcançados nos comprovaram que os participantes obtiveram uma maior acurácia em relação as condições que possuiam uma tradução literal, DISTORI, e também apresentaram um custo de processamento menor quando se tratava das expressões da mesma condição DISTORI. O pós teste nos revelou que, os participantes conheciam mais as expressões que possuíam a sua tradução literal, ou seja a média do ranqueamento foi maior para a condição DISTORI. Já quando se tratava do nivelamento, o mesmo interferiu significativamente quando comparado com as variáveis tempo de resposta, rank e acertos, mas quando foi comparado com condições, rank, o nivelamento não inferiu, mas quem causou a interferência foram as condições, pois para cada condição, mesmo os participantes altamente proficientes, obtiveram resultados diferentes.

Palavras-chave

Estudos da Tradução; Expressões Idiomáticas; Processamento da Linguagem; Cognição.

Banca examinadora

Pâmela Freitas Pereira Toassi (presidente);

Paula Tavares Pinto (Unesp);

Lídia Amélia de Barros Cardoso (UFC);

Patrícia Araújo Vieira (UFC).