Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol

NOVO: Boas-vindas à Turma 2024.2 de Mestrado e Doutorado da POET

Data da publicação: 5 de agosto de 2024 Categoria: Estudos da Tradução, Notícias Tags:

Caras e Caros,

Primeiramente, PARABÉNS pela aprovação!

É com grande alegria que nós da POET desejamos as boas-vindas aos discentes aprovados para o Mestrado e Doutorado em Estudos da Tradução da UFC, turma 2024.2. Acreditamos que esse momento é um marco na formação profissional e acadêmica de todos os envolvidos, bem como na formação de novos laços de amizade e companheirismo que, de certo, vão marcar os próximos anos. Por esse motivo, esperamos poder contribuir nessa etapa que se inicia na vida de cada um de vocês.

Sabendo que a entrada em um Programa de Pós-graduação tende a ser marcado por dúvidas e incertezas, em particular para aqueles que vêm de outras instituições de ensino ou passaram muito tempo afastados da academia, resolvemos elaborar um guia rápido com informações úteis a todos vocês.

Para além das informações aqui apresentadas, saibam que vocês possuem um canal de comunicação direto com o programa, por meio da secretaria, sob responsabilidade do servidor Kelvis, e da Coordenação, atualmente formada pelos professores Rafael e Patrícia. Dúvidas, sugestões e pedidos podem/devem ser feitos pelo e-mail poet@ufc.br e telefone 3366-7912.

INÍCIO DAS AULAS e MATRÍCULA

Na UFC, a matrícula e o início das aulas estão previstos para ocorrer a partir de outubro de 2024. Abaixo, informamos algumas das principais datas do calendário institucional. Mais informações podem ser encontradas em https://www.ufc.br/calendario-universitario/2024-ajuste-pos-greve

30/09 a 04/10 – Oferta de disciplinas (Ainda sem previsão de horário)

14 a 16/10 – Período de matrícula (via internet)

21/10 – Início do período letivo 2024.2

18 a 21/11 – Período de ajuste de matrícula 2024.2

07/03/2025 – Término do período letivo 2024.2

SECRETARIA DA POET

A Secretaria da POET funciona como a ponte entre o corpo discente e a Coordenação do Programa. Todas as demandas (pedido de declaração, aproveitamento de disciplina, retificação de notas etc.), e/ou eventuais dúvidas devem passar pela secretaria do programa, que está sob responsabilidade do servidor Kelvis.

Todos os documentos emitidos pela POET são de natureza digital. Assim, caso precisem de declarações ou outros documentos, vocês deverão solicitá-los no e-mail poet@ufc.br

REGIMENTO INTERNO DA POET

O Regimento Interno da POET é o principal documento que direciona o funcionamento do mestrado acadêmico e doutorado acadêmico em Estudos da Tradução. É imprescindível que todos façam a leitura desse documento e se mantenham informados sobre as condições necessárias para a obtenção do grau de mestre.

O regimento está disponível em nosso site no seguinte link: em atualização

No link abaixo, encontram-se outros documentos oficiais que regem as atividades da POET

DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS

A pós-graduação na UFC é unificada, o que significa que vocês têm acesso a todas as disciplinas de pós-graduação stricto sensu da UFC a partir do SIGAA (Sistema de gestão acadêmica utilizado na instituição). Importante destacar que, na POET, não há disciplinas obrigatórias. Todos são encorajados a cursar disciplinas em outros programas da UFC ou de outras instituições, desde que haja a anuência do orientador responsável ou, na ausência deste, da Coordenação do programa.

Importante frisar que todos devem cumprir uma carga mínima de 30 créditos para a obtenção do grau de mestre. Para mais informações sobre a matriz curricular e a distribuição de créditos da POET, acessar https://ppgpoet.ufc.br/pt/a-poet/estrutura-curricular/

SOBRE OS ORIENTADORES

Considerando que o ano letivo terá início apenas em outubro de 2024, informamos que a Secretaria do programa escreverá um e-mail para o orientador, com cópia para o respectivo orientando, após o período de matrícula, momento em que os discentes da POET passarão a ter vínculo ativo com a instituição.

SITE DA POET

A página da POET (www.ppgpoet.ufc.br) é o canal mais completo para se manter informado acerca do funcionamento do programa. Lá, vocês encontrarão as últimas notícias sobre o programa, bem como informações sobre eventos, bancas de defesa, oferta de disciplinas, informes e outros. Recomendamos que todos estudem cautelosamente o site do programa.

Em linhas gerais, essas são algumas das informações necessárias nesse primeiro momento. A partir de agora, vocês serão incluídos na lista de contatos da POET e passarão a receber os e-mails que são enviados a todos que compõem este programa. Em caso de dúvidas, estamos à inteira disposição.

Cordialmente,

Rafael Ferreira da Silva – Coordenador da POET