Projetos e Grupos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

A correspondência de Haroldo de Campos com Elisabeth Walther e Max Bense: (Reflexão sobre) Linguagem e Poesia de Vanguarda no Diálogo entre Grupo Noigandres e Escola de Stuttgart

O projeto tem como objeto a correspondência do poeta Haroldo de Campos (1929-2003) com a semioticista alemã Elisabeth Walther (1925-2018) e com o filósofo alemão Max Bense (1910-1990) durante o período de 1961 até a morte do poeta, em 2003. Essa coleção de documentos faz parte do Acervo Haroldo de Campos, patrimônio do Estado de São Paulo anteriormente pertencente a Elisabeth Walther-Bense e adquirido pelo Museu Casa das Rosas (São Paulo), em 2014, por iniciativa do Centro de Referência Haroldo de Campos. Os objetivos do projeto são organizar uma edição das cartas enviadas por Haroldo a esses remetentes entre 1961 a 1977, período da correspondência diretamente relacionado ao movimento da Poesia Concreta, traduzi-las do francês para o português e elaborar um texto introdutório para contextualizar o material em questão dos pontos de vista literário-histórico e teórico. Essa contextualização incluirá um relato sobre aspectos relevantes da correspondência posterior a essa fase, de 1980 a 2003.

Grupos de Pesquisa