Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução

Área do conteúdo

Estrutura Curricular

A estrutura curricular da POET oferece componentes curriculares que atendem às duas linhas de pesquisa do programa. Para o mestrado acadêmico, será exigido um mínimo de 30 créditos, divididos em:

  • atividades acadêmicas obrigatórias (12 créditos);
  • disciplinas  e/ou atividades acadêmicas optativas (18 créditos).

Atividades acadêmicas obrigatórias – 12 créditos

As atividades acadêmicas obrigatórias  são: a) proficiência leitora em língua inglesa (1 crédito); b) estágio de docência (4 créditos); c) exame de qualificação (1 crédito) e d) defesa de dissertação (06 créditos).


Proficiência leitora em língua inglesa

A comprovação da proficiência leitora em língua inglesa é realizada durante o processo seletivo para o mestrado acadêmico. Todos os aprovados no processo seletivo já entram no programa com a proficiência integralizada.


Estágio de docência 

O estágio de docência tem como objetivo principal contribuir para a elevação da formação acadêmica dos mestrandos da Pós-graduação em Estudos da Tradução, mediante a participação e a colaboração efetivas em ações direcionadas, dentre outras, à graduação, especialmente em atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem.

A Portaria que regulamenta o Estágio de Docência da POET está disponível aqui.


Exame de Qualificação 

O candidato ao grau de Mestre deverá submeter-se a Exame de Qualificação. O texto do Exame de Qualificação, excluindo título, resumo, palavras-chave, sumário e bibliografia, deve contar com pelo menos 20.000 palavras (15.000 palavras para pesquisas que envolverem a submissão ao Comitê de Ética), estruturado em capítulos, de acordo com o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC vigente.

O texto deve ser a elaboração de uma parte da Dissertação, que, após encaminhamento favorável do orientador, será submetido à Banca Examinadora de Qualificação durante o terceiro semestre letivo.


Defesa de Dissertação

A dissertação de Mestrado constituir-se-á de um texto em que o candidato demonstre domínio atualizado do tema escolhido, capacidade de pesquisa e aptidão em apresentar metodologicamente o tema escolhido. As dissertações podem ser redigidas e/ou defendidas em língua estrangeira conforme a disponibilidade de orientadores e bancas de avaliação qualificadas.

A defesa de dissertação ou tese é realizada mediante apresentação do trabalho em sessão pública. Será considerado aprovado o aluno que receber esta menção pela maioria dos membros da comissão julgadora.

A Portaria que regulamenta a Defesa de Dissertação está disponível aqui.


Disciplinas e Atividades acadêmicas optativas –  18 créditos

O mestrando deverá cumprir, no mínimo, 18 créditos em disciplinas e atividades acadêmicas optativas. A POET não possui disciplinas obrigatórias; além das ofertadas pelo programa, o mestrando poderá cursar disciplinas de outros cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), da UFC ou de outras instituições de ensino superior, mediante anuência do orientador.


Disciplinas 

As disciplinas são componentes curriculares com oferta semestral e que podem ser extensivas (duração de um semestre), intensivas (realizada em um curto período de tempo) ou mistas. As disciplinas exigem frequência mínima de 75% e a elas são atribuídas notas. Devido ao caráter interdisciplinar dos Estudos da Tradução, o mestrando é incentivado a cursar tanto disciplinas ofertadas pela POET quanto por outros programas stricto sensu, mediante consentimento do orientador.

As disciplinas da POET são as seguintes:

Atividades acadêmicas optativas

As atividade acadêmicas, por sua vez, são uma modalidade de componente curricular que, diferentemente das disciplinas, apresentam maior flexibilidade em relação a horários e não possuem nota, mas conceito, que pode ser APROVADO ou REPROVADO.

As atividades acadêmicas optativas da POET são as seguintes:


 

Acessar Ir para o topo