PortuguêsEnglishEspañol

Procedimentos para a Defesa

Informações Gerais

A dissertação de Mestrado constituir-se-á de um texto em que o candidato demonstre domínio atualizado do tema escolhido, capacidade de pesquisa e aptidão em apresentar metodologicamente o tema escolhido. As dissertações podem ser redigidas e/ou defendidas em língua estrangeira conforme a disponibilidade de orientadores e bancas de avaliação qualificadas.

A defesa de dissertação ou tese é realizada mediante apresentação do trabalho em sessão pública. Será considerado aprovado o aluno que receber esta menção pela maioria dos membros da comissão julgadora. O aluno reprovado em dissertação ou tese não terá direito à realização de nova defesa e terá seu vínculo com o programa cancelado.

Para agendar a sessão de defesa de dissertação/tese, o orientador deve preencher o formulário Requerimento de Cadastro de Banca de Qualificação ou Defesa. Esse deverá ser enviado (em formato .docx) exclusivamente por email para o endereço eletrônico da Secretaria (poet@ufc.br). O Coordenador apresentará os nomes dos examinadores na próxima reunião, ordinária ou extraordinária, da Coordenação. Aprovado nessa instância, o pedido de banca seguirá para a homologação do Colegiado Pleno da POET. Uma vez homologado o pedido de cadastro de banca, a data da defesa será lançada no sistema. Requerimentos incompletos serão devolvidos ao requerente para readequação.

A formatação do projeto deverá seguir o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal do Ceará. A Bilioteca Universitária disponibiliza, ainda, alguns templates em sua página, que podem auxiliar na formatação.

Banca Examinadora

A comissão julgadora de dissertação ou tese será formada, no mínimo, por 3 membros, respectivamente. Além disso, a comissão deverá, obrigatoriamente:

  1. Ser presidida pelo orientador do trabalho, que não argui;
  2. Possuir pelo menos um examinador externo à UFC;

A escolha e reserva do local de realização da sessão junto ao departamento responsável é de responsabilidade do aluno e do orientador. É permitida a realização da sessão por meio de recursos de videoconferência, com o uso, por exemplo, da Sala de Videoconferência da sala Interarte ou das salas de defesa do PPGLetras, desde que o pedido seja feito com antecedência.

Requisitos Básicos

São requisitos básicos para que o aluno esteja apto a realizar a defesa de sua dissertação/tese:

  1. Aprovação em todas as disciplinas obrigatórias e integralização de todos os créditos de sua matriz curricular;
  2. Média final, medida pelo Coeficiente de Rendimento (CR), igual ou superior a sete (7,0);
  3. Aprovação no exame de qualificação;
  4. Estar matriculado na atividade de Dissertação.